segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Princesa estava bonita :)

Génio do Mal

Gostavas de tragar o universo inteiro,

Mulher impura e cruel! Teu peito carniceiro,

Para se exercitar no jogo singular,

Por dia um coração precisa devorar.

Os teus olhos, a arder, lembram as gambiarras

Das barracas de feira, e prendem como garras;

Usam com insolência os filtros infernais,

Levando a perdição às almas dos mortais.



Ó monstro surdo e cego, em maldades fecundo!

Engenho salutar, que exaure o sangue do mundo

Tu não sentes pudor? o pejo não te invade?

Nenhum espelho há que te mostre a verdade?

A grandeza do mal, com que tu folgas tanto.

Nunca, jamais, te fez recuar com espanto

Quando a Natura-mãe, com um fim ignorado,

— Ó mulher infernal, rainha do Pecado! —

Vai recorrer a ti para um génio formar?



Ó grandeza de lama! ó ignomínia sem par.



Charles Baudelaire, in "As Flores do Mal"

A Mediocridade do Talento

Quem entre nós não tem talento? Mesmo aqueles que nada têm, têm talento até os políticos - até os jornalistas... Fique pois dito de uma vez para sempre: quem me disser que eu tenho talento, ofende-me; quem me disser que sou um homem de talento, aflige-me.

Renego o vosso talento; despejo-o com os jornais na latrina. Falo-vos claro; para mim o talento não é senão o grau sublime da mediocridade. O talento é aquela forma superior de inteligência que todos podem compreender, apreciar e amar. O talento é aquela mistura saborosa de facilidade, de espírito, de lugares-comuns afectados, de filiteísmo um tanto brilhante que agrada às senhoras, aos professores, aos advogados, aos mundanos, às famosas pessoas cultas, em suma, a todos os que estão meio por meio entre o céu e a terra, entre o paraíso e o inferno, a igual distância da animalidade profunda e do génio grande.



Giovanni Papini, in 'Um Homem Liquidado'

Sempre a dar-lhe... ;)

Nada a dizer :)

Belo!!!

Pouco conhecida, mas muito bonita.

Material escolar com químicos nocivos

Testámos 18 canetas e marcadores. Detectámos substâncias prejudiciais para as vias respiratórias em dez. A ameaça é maior para crianças mais novas e que sofrem de doenças respiratórias crónicas.




As canetas de gel Itsmagical Crearte, Ruiri Blink Pen e Uniball Signun Sparkling acusaram valores elevados de solventes irritantes para as vias respiratórias, pele e olhos. O mesmo se aplica às canetas-cola decoravitas UHU Young Creativ.



A maioria das canetas de feltro emite valores baixos daquelas substâncias, mas a BIC Kids e a Stabilo Trio Frutti são excepção. As últimas, além de solventes incluem alergénios. A Ante Coloured e a Staedtler libertam químicos irritantes.



Os marcadores fluorescentes Stabillo Boss Mini e Staedtler Textsurfer acusaram acetona e as canetas coloridas Rurir, propanol. A exposição prolongada a estas substâncias pode resultar em sonolência e tonturas.



Estes produtos não representam risco imediato para a maioria das crianças, mas desconhecem-se os efeitos a longo prazo da exposição a várias fontes de poluentes. Os fabricantes devem seguir o princípio da precaução e dispensar este tipo de substâncias, mesmo sem obrigação legal.



O material didáctico não científico, como o testado, é abrangido pela directiva dos brinquedos, que não fixa limites para as substâncias que pesquisámos: impõe apenas a ausência de quantidade com risco para saúde. A lei deve ser mais específica e indicar valores máximos de emissão.



Os pais devem optar, por exemplo, por material sem perfume e não envernizado. As canetas de feltro à base de água são as mais indicadas. Os produtos mais ecológicos, além de garantirem maior bem-estar das crianças, têm menor impacto ambiental.

2010 © DECO PROTESTE