segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Material escolar com químicos nocivos

Testámos 18 canetas e marcadores. Detectámos substâncias prejudiciais para as vias respiratórias em dez. A ameaça é maior para crianças mais novas e que sofrem de doenças respiratórias crónicas.




As canetas de gel Itsmagical Crearte, Ruiri Blink Pen e Uniball Signun Sparkling acusaram valores elevados de solventes irritantes para as vias respiratórias, pele e olhos. O mesmo se aplica às canetas-cola decoravitas UHU Young Creativ.



A maioria das canetas de feltro emite valores baixos daquelas substâncias, mas a BIC Kids e a Stabilo Trio Frutti são excepção. As últimas, além de solventes incluem alergénios. A Ante Coloured e a Staedtler libertam químicos irritantes.



Os marcadores fluorescentes Stabillo Boss Mini e Staedtler Textsurfer acusaram acetona e as canetas coloridas Rurir, propanol. A exposição prolongada a estas substâncias pode resultar em sonolência e tonturas.



Estes produtos não representam risco imediato para a maioria das crianças, mas desconhecem-se os efeitos a longo prazo da exposição a várias fontes de poluentes. Os fabricantes devem seguir o princípio da precaução e dispensar este tipo de substâncias, mesmo sem obrigação legal.



O material didáctico não científico, como o testado, é abrangido pela directiva dos brinquedos, que não fixa limites para as substâncias que pesquisámos: impõe apenas a ausência de quantidade com risco para saúde. A lei deve ser mais específica e indicar valores máximos de emissão.



Os pais devem optar, por exemplo, por material sem perfume e não envernizado. As canetas de feltro à base de água são as mais indicadas. Os produtos mais ecológicos, além de garantirem maior bem-estar das crianças, têm menor impacto ambiental.

2010 © DECO PROTESTE

2 comentários:

Marta disse...

Stabillo Boss Mini?????
eu dei aos meus sobrinhos!!!!!!!

Carla disse...

Obrigado pelo alerta! Para quando uma legislação eficaz que proteja as crianças e dê confiança aos pais naquilo que adquirem? É obvio que as crianças preferem as coisas que brilham, que têm um cheiro agradavel, etc. E os pais incautos acabam por adquirir coisas que prejudicam os filhos...enfim, temos que nos manter sempre informados. Ainda bem que continua atento :)